Mais de 411 mil postos de trabalho e 80 mil empresas fechadas em quatro anos. Esse é o saldo negativo do comércio no período de crise econômica nacional, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, uma das principais redes varejistas do estado aproveitou o cenário de retração econômica para dobrar de tamanho. Nos últimos dois anos, o Favorito Supermercados saltou de quatro para nove unidades, além de dobrar os postos de trabalho, chegando a quase mil colaboradores no período.

A expansão da rede também acontece no interior do estado. Se antes o Favorito estava presente em dois municípios, agora já são cinco cidades com a bandeira da rede. Uma das principais estratégias foi adquirir outras empresas tradicionais, mas que passavam por dificuldades no período. Em Parnamirim, por exemplo, o supermercado Boa Esperança foi repaginado e sofreu melhorias para se adequar aos padrões da sua nova marca.

“Tínhamos presença forte em Natal e Macaíba, que foi onde começamos tudo. No entanto, nossos próprios clientes de outros municípios pediam o Favorito em outros locais. Além das duas cidades, estamos agora em Parnamirim, Goianinha e Canguaretama. Mantemos a identidade das lojas, para respeitar o perfil de cada cidade, mas já colocamos nossa marca em cada uma das novas unidades adquiridas. Estamos agora no processo de modernização de todas as nossas lojas”, destaca Venício Gama, diretor presidente da rede.

Tecnologia para os clientes

Além de adquirir novas unidades, o Favorito também investiu pesado em tecnologia. Uma das principais novidades foram os terminais de Autoatendimento. Pioneira no estado nesse tipo de serviço, a rede Favorito foi buscar as tendências tecnológicas para supermercados fora do Brasil. Os novos terminais, presentes, por enquanto, na loja Ponta Negra, são caixas de compras de até 15 itens, em que o cliente pode escolher os seus produtos na prateleira, passar sozinho numa máquina autoexplicativa e efetuar o pagamento em cartões de débito e crédito.

Outra novidade tecnológica foi o aplicativo próprio da rede, lançado em 2019. Trata-se de um aplicativo desenvolvido para oferecer descontos exclusivos aos clientes participantes. O Clube de vantagens Seu Jeito Favorito ainda permite o acúmulo de crédito no aplicativo que pode ser revertido em desconto em compras futuras em qualquer uma das lojas da rede de supermercados Favorito.

Qualificação para servidores

Dobrando a sua quantidade de colaboradores nos últimos anos, a rede investiu também em qualificação. Em uma parceria inédita com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Rede de Supermercados Favorito lançou convênio para cursos de extensão e Especialização In Company para os seus colaboradores.

São oferecidos cursos na área de Gestão de Estoque, Logística, Armazenagem e Custos. Além disso, dentro do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), foi realizado um processo seletivo interno com colaboradores graduados para a Pós-graduação em Engenharia de Negócios para Supermercados. Os cursos serão certificados pela UFRN, com aulas ocorrendo também na Universidade Federal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Favorito Supermercados