O mercado de cosméticos e produtos indicados para higiene pessoal de bebês, crianças e adolescentes não para de crescer, mesmo com a crise econômica vivida pelo país e os itens não saíram da cesta de compras do shopper. Dados da Kantar Worldpanel apontam que, no Brasil, mais da metade dos lares possuem crianças de até 12 anos, e quando se olha para as categorias de higiene pessoal infantis (xampu, pós xampu, sabonete, creme corpo, entre outros), elas cresceram 11% em valor e tiveram uma queda de 3% em volume nos últimos doze meses terminados em março 2018. “Já o mercado de higiene pessoal como um todo cresceu apenas 3% em valor, mas em volume cresceu 2%. Isso mostra o valor agregado que o segmento possui, pois o preço médio com as categorias infantis é de R$ 9,49, enquanto para o total higiene, essa média é de R$ 6,85”, conta Luisa Teruya Uehara, Senior Marketing Analyst da Kantar Worldpanel. Segundo ela, a perda de volume veio da queda no número de domicílios que adquiriram algum item de higiene pessoal infantil, já que o segmento estava presente em 47% dos lares e agora em 2018 este número é de 43%.
Um dos fatores que impulsiona o crescimento do setor é a preocupação dos pais quanto à saúde e bem-estar dos seus filhos. E isso reflete de maneira positiva na hora da compra, já que eles procuram escolher produtos de qualidade, que sejam específicos para a faixa etária dos pequenos, testados sob rígido controle pediátrico e dermatológico (no caso de produtos para os cuidados com a pele) e que estejam livres de ingredientes questionáveis e que possam colocar em risco a saúde dos filhos. “Por isso o segmento infantil é importante para o HPPC como um todo, já que envolve itens baseados em pesquisas científicas e formulações compatíveis com as reais necessidades dos bebês e crianças. Esta categoria traz uma conexão com os pais que vai muito além da compra: existe uma relação com as marcas e os artigos relacionados aos cuidados com seus filhos, que estão presentes em momentos de cuidados e cumplicidade entre eles”, comenta Marina Lima, gerente de marketing da Mustela no Brasil. Segundo Marina, dados da consultoria Euromonitor, divulgados no ano passado, apontam que o segmento de HPPC infantil teve um aumento em vendas de 45,6% em cinco anos, passando de R$ 2,7 bilhões em 2011 para R$ 3,9 bilhões em 2016.
O mercado de oral care infantil segue no mesmo ritmo, crescendo em números e lançamentos. “Dados da Kantar Worldpanel sobre a categoria de escovas, mostram que nos últimos anos a categoria que vem crescendo acima do mercado adulto. Entretanto comparando os dois últimos anos (2016 com 2017) não houve crescimento em unidades, porém uma evolução de 22,5% em valor, ou seja, o desembolso por unidade aumentou. Notamos um ganho de espaço nos PDVs para os itens infantis, trazendo maior relevância para categoria. É fomentada principalmente pelos licenciamentos, os grandes influenciadores de compra”, revela Gerson Grohskopf, coordenador de produtos – marketing de HB, da Condor.
Mix deve acompanhar tendências e personagens da moda
Produtos de higiene, cosméticos e beleza estão naturalmente na cesta de compras do shopper, pois precisam de constante reposição. Segundo Luisa Uehara, o shopper vai ao ponto de venda em média 22 vezes no ano para comprar produtos de higiene em geral, para o segmento infantil essa frequência é em média três visitas ao PDV, sendo que as categorias que mais se destacam são xampus e pós-xampus. Portanto, é importante que o ponto de venda esteja adequadamente abastecido com um mix de marcas e produtos que atendam o perfil do seu público consumidor o que reafirma o papel do atacado distribuidor como uma sólida ponte entre a indústria, o varejo e o consumidor final. O atacado tem papel fundamental por proporcionar ao consumidor maior acesso aos produtos. Isso tem reflexo direto no varejo, que cada vez mais pode se abastecer para atender à crescente demanda por produtos como o dermo-bebê, por exemplo. “Essa democratização na oferta beneficia, também, o shopper de produtos para o bebê, que está cada vez mais exigente e seletivo em sua escolha de compra”, diz Mauro Zamora, Diretor comercial Laboratório Expanscience.
Falando em experiência de compra é importante lembrar que não é apenas o shopper quem escolhe os produtos. As crianças estão, cada vez mais cedo, decidindo as compras. Principalmente quando se trata de produtos licenciados. A associação do personagem ou marca que gostam ao produto em uso é um fator de decisão que começa a despontar em crianças a partir dos dois anos de idade. “No caso dos produtos de higiene oral essa associação ao personagem ajudam a facilitar o processo de higienização e além da própria criança, os pais também acabam optando por produtos licenciados. Aos três/quatro anos, a interferência da criança na decisão de compra é ainda maior, pois ela já tem um discernimento das opções e de qual ela prefere. Aos cinco anos ela já consegue argumentar acerca da sua escolha”, conta Grohskopf.
Para garantir o mix e o sortimento adequados e tornar a experiência de compra do shopper satisfatória e ampliar o volume de negócios da indústria, do atacado e do varejo também é preciso ficar atento às tendências desse segmento. Para Marina Lima, uma delas é o investimento em formulações com ingredientes naturais ou de origem natural, com ativos a base de plantas, por exemplo. “Outra tendência está no posicionamento dos produtos por tipo de pele, para ajudar os pais na hora da compra. Desta forma, o shopper pode optar pelo item ideal para a pele do filho, seja normal ou seca com tendência atópica”, diz.
Fonte: Portal Newtrade
Imagem: Freepik
Related Posts
26 de novembro de 2020
Técnicas e Métodos de Abordagem em conflitos é tema de webinar promovida pela ASSURN
24 de novembro de 2020
Webinar: Técnicas e Métodos de Abordagem em conflitos de segurança com o público
13 de novembro de 2020
ABRAS comemora Dia do Supermercado em evento virtual com o ministro Paulo Guedes
30 de setembro de 2020
Gilvan Mykelison: “ASSURN quer fortalecer supermercados do interior do Estado”
11 de setembro de 2020
Governo do RN agradece parceria com ASSURN e Entidades de Classe durante a pandemia
10 de setembro de 2020
Presidente da ABRAS participa de reunião com o governo federal sobre aumento de preços
1 de setembro de 2020
Para enfrentar o desafio do abastecimento e preços a Conab e supermercados se reúnem
31 de janeiro de 2020
Liderança feminina terá representação recorde nas palestras da convenção ABRAS 2020
10 de janeiro de 2020
Associação Brasileira de Supermercados inicia pesquisa Ranking ABRAS/SUPERHIPER 2020
16 de novembro de 2019
GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação | Parceiro Dia Nacional do Supermercado
14 de novembro de 2019
Presidente e Delegado da ASSURN participam do Dia Nacional do Supermercado em SP
29 de agosto de 2019
ASSURN recebe visita de representante da PariPassu
Reunião foi para discutir ações de…
14 de abril de 2019
Formatura da turma do Curso de Gerente acontece nos dias 16 e 25 de abril
Mais de 110 alunos participaram da…
3 de abril de 2019
CNC projeta alta de 1,5% para as vendas da Páscoa contra 2% de 2018
Aumento do dólar retrai consumidores
12 de fevereiro de 2019
Segunda fase da norma de rastreabilidade de vegetais frescos está valendo
O produtor deve informar o endereço…
12 de fevereiro de 2019
UNECS apresenta principais pleitos de 2019 ao vice-presidente, Hamilton Mourão
15 de dezembro de 2018
Comissão aprova similar gratuito para consumidor que encontrar produto vencido à venda
12 de dezembro de 2018
Presidente da ASSURN participa de encontro com futuro ministro da Casa Civil
A reunião realizada em Brasília foi…
26 de novembro de 2018
Com entrega de Comenda e posse de Diretoria, Dia Nacional do Supermercado é comemorado no RN
Data foi celebrada pela 1ª vez no…
23 de novembro de 2018
Curso de Formação de Gerente de Loja chega à última aula do ano
Treinamento entra em recesso e volta em…
20 de novembro de 2018
Dia Nacional do Supermercado será comemorado pela 1ª vez no RN
Evento terá entrega de Comenda “Leôncio…
8 de novembro de 2018
Inflação em supermercados acumula 4,45% até outubro e supera projeção para o ano
Os preços em supermercados acumulam…
7 de novembro de 2018
Natal tem menor preço de cesta básica entre as capitais pesquisadas pelo Dieese
Pacote de produtos básicos custou em…
26 de outubro de 2018
Palestra realizada pela ASSURN estimula reflexão sobre mudanças e motivação
Apresentação buscou mostrar que novas…
24 de outubro de 2018
STF derruba lei que exigia contratação de empacotadores em supermercados
Supremo tomou decisão ao analisar lei…
17 de outubro de 2018
Governo do RN sanciona lei que proíbe uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais do RN
Estabelecimentos têm 180 dias para se…
17 de outubro de 2018
Varejo e serviços sustentam atividade e economia brasileira cresce 0,47% em agosto, diz BC
Os setores de varejo e serviços…
15 de outubro de 2018
Compradores visitam espaço Terroir Potiguar em busca de fornecedores
Espaço serve de vitrine para 32…
10 de outubro de 2018
Varejo de vizinhança: o futuro está na personalização
Eles já somam algo em torno de 65 mil…
5 de outubro de 2018
Preço da cesta básica cai 1,5% em Natal e chega a R$ 330 em setembro, diz Dieese
Produtos como banana, farinha de…
24 de setembro de 2018
Efeito sazonal abre oportunidade para ampliar negócios
Necessidades e desejos do consumidor…
21 de setembro de 2018
Frango Bom Todo confirma parceria com ASSURN
Pertencente à Guaraves, o produto é uma…
21 de setembro de 2018
Curso de Gerente abordou Gestão de Categorias e Estoque em 5ª aula do treinamento
20 de setembro de 2018
Nota fiscal poderá trazer número de série de produto para combater roubo de cargas
O objetivo é permitir a identificação…
19 de setembro de 2018
9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental
Levantamento da Page Personnel aponta…
17 de setembro de 2018
Carne e arroz são os itens mais desperdiçados pelos brasileiros
O gosto do brasileiro por fartura e…
17 de setembro de 2018
Desperdício de alimentos traz prejuízos também ao meio ambiente
Degradação de alimentos emite óxido…
13 de setembro de 2018
A importância de uma oferta personalizada
A inteligência artificial é um grande…
6 de setembro de 2018
ASSURN e Procon/RN renovam programa “De Olho na Validade”
Campanha beneficia o consumidor que…
5 de setembro de 2018
Café Santa Clara estará presente no Dia Nacional do Supermercado RN
Reafirmando a parceria, marca será uma…
4 de setembro de 2018
Assaí lança maquininhas de pagamento para pequenas e médias empresas
Lançamento das maquininhas Passaí deve…
24 de agosto de 2018
Encontro ASSURN & SEBRAE reúne supermercadistas e produtores na EXPOFRUIT 2018
Associação apresentou suas ações e…
21 de agosto de 2018
Diretores da ASSURN coparecem à abertura da Expoagas 2018
Solenidade de abertura da 37ª edição da…
19 de agosto de 2018
Supermercadistas do RN participam de almoço promovido pela ABRAS em Natal
Com a presença do Conselheiro da UNECS,…
16 de agosto de 2018
Supermercados registram R$ 6,4 bilhões em perdas em 2017
O setor supermercadista registrou um…
13 de agosto de 2018
Para 90% dos varejistas filas prejudicam vendas
78% dos lojistas veem as filas como…
10 de agosto de 2018
Candidatos apresentam propostas para segurança e economia em encontro com supermercadistas
Evento foi promovido pela ASSURN e…
7 de agosto de 2018
ASSURN promove evento com candidatos ao governo do RN
Encontro acontece em Natal na próxima…
6 de agosto de 2018
Cesta básica: tomate, batata, banana e carne registraram maiores quedas em julho
O aumento da oferta diminuiu o preço…
6 de agosto de 2018
Atrativa, seção bazar ganha espaço nos supermercados
De brinquedos, a papelaria, utilidades…
1 de agosto de 2018
Relatório detecta principais dificuldades do setor supermercadista no RN
Documento faz diagnóstico da situação…
31 de julho de 2018
Comunicação com o cliente precisa ir além da ação para divulgar promoções
Ainda que o preço do produto pese na…
31 de julho de 2018
Vendas dos supermercados crescem 2% no primeiro semestre
O setor supermercadista encerrou o…
27 de julho de 2018
Maioria da população da América Latina almoça e janta em casa
De acordo com os dados, 82% da…
27 de julho de 2018
Clientes do atacarejo voltam a procurar marcas líderes
Os clientes do “atacarejo” voltaram a…
25 de julho de 2018
Prevenção de perdas: o que varejo brasileiro deve aprender com os estrangeiros
Está se tornando cada vez mais comum…
25 de julho de 2018
Coca-Cola lança versão com sabor de café no Brasil
Produto terá 40% a mais de cafeína que…
25 de julho de 2018
Atitude que não custa nada separa empresas amadas e odiadas pelos clientes
Nem sempre a empresa mais amada possui…
23 de julho de 2018
Troco Solidário: Nordestão arrecada mais 60 mil reais para Casa Durval Paiva
Nordestão promove campanha em prol da…
20 de julho de 2018
Supermercado da Zona Norte de Natal cresce e gera novos empregos em plena crise econômica
Integrante da rede Super Show, o…
20 de julho de 2018
Saiba quais produtos são mais furtados em supermercados
Mais de 2% do faturamento líquido é…
19 de julho de 2018
Rede de supermercados instala caixas de autoatendimento no Rio Grande do Norte
Primeira rede de supermercados a…
19 de julho de 2018
Começa a valer em agosto sistema de rastreabilidade de vegetais frescos
Objetivo é monitorar e realizar o…
19 de julho de 2018
Tabelamento do frete pode elevar inflação de alimentos, diz Ipea
Instituto de Pesquisa Econômica…
18 de julho de 2018
Demanda por orgânicos deve crescer em meio a polêmicas
Mesmo com a proposta de restrições à…
16 de julho de 2018
Público masculino sente falta de alternativas de marcas nas gôndolas
Segundo um estudo da Mintel, apesar da…
16 de julho de 2018
PROCON Natal constata aumento de 2,48% no mês de junho na cesta básica
Constatou-se variação nos preços da…
13 de julho de 2018
Lactalis quer popularizar no Brasil marca famosa na França
Président ainda é vista por aqui como…
11 de julho de 2018
Senado aprova projeto que retoma benefício para setor de refrigerante
O Senado Federal aprovou projeto de…
11 de julho de 2018
Saiba qual alimento pouco saudável o consumidor não dispensa
Procura por bebidas adoçadas registra…
10 de julho de 2018
Vendas dos supermercados subiram no dia da eliminação do Brasil na Copa
Novamente, autosserviço se destacou em…
7 de julho de 2018
Arroz e feijão estão cada vez mais presentes nas refeições dos trabalhadores
Oferecer refeições mais saudáveis é uma…
7 de julho de 2018
Supermercados continuarão vendendo produtos orgânicos
Entidades representativas do setor e o…
5 de julho de 2018
Roupas e supermercados reagem, mas varejo deve crescer só 0,14% em junho
Dentro de uma economia ainda morna e…
5 de julho de 2018
Vendas dos supermercados cresceram 8,5% no dia do jogo Brasil x México
Pesquisa da Cielo indica que lojas do…
3 de julho de 2018
Projeto em tramitação na Câmara quer regulamentar venda de produtos orgânicos
Texto propõe que venda de produtos…
29 de junho de 2018
Investir em qualidade de dados evita perdas no varejo
Na prática, trabalhar com dados…
29 de junho de 2018
Supermercados: campeões em conexão emocional com o cliente
Setor de supermercados apresentou 71%…
29 de junho de 2018
Perdas na frente de caixa: saiba como evitar
Especialista mostra como a tecnologia…
28 de junho de 2018
PAC 2016: hiper e supermercados lideram em participação na receita líquida do comércio
A atividade de hipermercados e…
26 de junho de 2018
Projeto de lei quer mudar legislação dos agrotóxicos no Brasil; entenda
Inca, Fiocruz, Ministério Público…
25 de junho de 2018
Varejo alimentar se destaca em nova onda de cartões próprios
Com maior restrição no crédito bancário…
22 de junho de 2018
Funcionários que se envolvem em polêmicas fora do trabalho podem ser demitidos?
Brasileiros flagrados em vídeo…
20 de junho de 2018
Da venda de TVs a cerveja: veja como a Copa do Mundo vai impactar a economia
Especialistas apontam que o mundial…
19 de junho de 2018
Comissão aprova política contra desperdício e proíbe descarte de alimentos dentro da validade
Pela proposta, fica proibido o descarte…
19 de junho de 2018
Tecnologia é a chave da transformação digital nos supermercados
Até 2025, a distinção entre loja física…
14 de junho de 2018
Saiba quais alimentos e bebidas serão mais vendidos durante a Copa
Maioria das compras acontecerá nos…
13 de junho de 2018
Copa do Mundo deve movimentar mais de R$ 20 bilhões no país
A maior parte dos gastos está ligada ao…
13 de junho de 2018
CNC aumenta projeção de crescimento do varejo no ano para 5,4%
Previsão foi alterada a partir do…
13 de junho de 2018
Agricultura familiar do Brasil é 8ª maior produtora de alimentos do mundo
Se considerada a produção agrícola…
13 de junho de 2018
Empresa deixou ver os jogos da Copa? Veja dicas de como ser um funcionário torcedor
Antes de enfeitar mesas ou usar…
13 de junho de 2018
Startups ajudam varejistas a entender melhor o consumidor
Com tecnologias inovadoras, empresas…
12 de junho de 2018
Consumo para a Copa do Mundo ainda não empolga em todo o país, mas média de intenção do potiguar é maior que a nacional
No Rio Grande do Norte, apenas 28,2%…
12 de junho de 2018
Cargas do Nordeste são as mais afetadas por tabela de fretes
Com o tabelamento do frete, o custo…
12 de junho de 2018
Apesar da greve, setor de supermercados cresce 6,9% em maio
Desempenho foi destaque no indicador…
11 de junho de 2018
Com fim da greve do transporte, falta de produtos nos supermercados tem recuperação de 31%
Índice de ruptura, que mede a falta de…
11 de junho de 2018
Tabela do frete deve elevar preços de produtos e até gerar desemprego
Para especialistas, a medida do governo…
11 de junho de 2018
Defesa de Consumidor aprova rótulos de alimentos com alerta para asfixia de crianças
A Comissão de Defesa do Consumidor…
11 de junho de 2018
Febraban adia para novembro conclusão de novo sistema de pagamento de boletos
Grande volume de transações exigiu um…
7 de junho de 2018
Brasileiro muda hábitos de consumo de bebidas alcoólicas
Busca por itens mais saudáveis aparece…
5 de junho de 2018
Vendas dos supermercados acumulam alta de 1,75%
O setor supermercadista acumula alta…
4 de junho de 2018
Para 20% dos usuários, cartão de crédito é extensão da renda
Pesquisa indica que ele é muito…
4 de junho de 2018
Supermercados perderam mais de R$ 510 milhões em vendas durante greve
Ruptura gerou desperdício de R$ 250…
28 de maio de 2018
Tomate triplica de preço com a paralisação dos caminhoneiros no RN
Frutas e verduras começam a faltar nas…
7 de março de 2018
Assurn comemora 40º aniversário com grande evento e homenagens
Celebração aconteceu no Imirá Plaza…