A segunda edição do ABRAS no Congresso Nacional reuniu presidentes e executivos das associações estaduais de supermercados de diversas regiões do país, na última quinta-feira, em Brasília. Fizeram parte da programação do evento  visitas guiadas ao plenário da Câmara dos Deputados e Senado Federal, reuniões com parlamentares e especialista jurídico, além de apresentações de cases de sucesso das associações de Santa Catarina, Ceará, e Rio Grande do Sul.

O delegado da ASSURN e conselheiro da ABRAS, Luiz Antônio de Moura, representou a associação potiguar.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, destacou na abertura o objetivo da entidade na realização do ABRAS no Congresso Nacional. “É uma oportunidade das estaduais conhecerem mais sobre o dia a dia da Câmara e do Senado, de mostrarmos a importância dos parlamentares para o Brasil, trazendo informações sobre os trâmites de um projeto de lei. E também de sensibilizar nossas afiliadas sobre a necessidade de se aproximar da política e dos deputados dos seus estados, levando as demandas específicas do setor supermercadista.”

Organizado pelo escritório de Brasília, que é coordenado pelo diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra, o evento foi dividido em dois blocos. O primeiro, que aconteceu na sala de reunião de lideranças da Câmara, contou com as presenças dos deputados Efraim Filho (DEM-PB), que é também presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), e Darci de Matos (PSD-SC).

Matos, primeiro a discursar, disse estar otimista com a situação do Brasil, com um governo mais liberal e que tem dado andamento às reformas estruturais do país, como a da Previdência e a tributária.
Na sequência, Efraim destacou a aprovação da reforma da Previdência como um avanço para o Brasil, e falou da relevância da reforma tributária e da necessidade dos empresários se unirem na definição de prioridades do setor que serão levadas à Câmara.

O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio de Serviços (UNECS) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, também estava presente, e citou o momento vivido pelo Brasil como fundamental para o empresariado, com um governo focado na desburocratização e simplificação.

Logo após, o especialista jurídico Murilo Passarinho Mori, falou aos participantes sobre o funcionamento das tramitações dos projetos de lei no Congresso.

 

Outro Bloco

A segunda parte da reunião, aconteceu na sala das Comissões do plenário 6, da Câmara. O deputado Glaustin da Fokus prestigiou o evento e destacou as dificuldades e os desafios que os empresários encontram para empreender no Brasil, além de ressaltar o apoio à venda dos medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) nos supermercados, uma das principais demandas da entidade nacional. Logo após, o vice-presidente da ABRAS, Maurício Ungari da Costa, fez uma apresentação sobre os Mips e a importância de sua venda no fortalecimento da liberdade de mercado e melhora da competitividade de empresários e consumidores.

Os deputados Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG), que é supermercadista, também passaram pelo evento.

Da ABRAS participaram ainda, o superintendente Márcio Milan, a coordenadora de relações institucionais, Ana Darós, a assistente da diretoria de relações institucionais, Valéria Magalhães, e a coordenadora de comunicação, Natália Lima.

 

Associações Estaduais

A programação final do ABRAS no Congresso Nacional contou com três cases das associações estaduais de supermercados. Antônio Carlos Poletini, diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), falou do projeto Supermercado Lixo Zero, cujo objetivo é reduzir a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários. Na sequência, Antônio Sales, secretário-executivo da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), apresentou o Qualifica ACESU, programa de treinamentos para qualificação de colaboradores dos supermercados.

Francisco Brust, coordenador de Capacitação e assessor de imprensa da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), mostrou aos presentes o projeto AGAS Jovem, que tem o objetivo de desenvolver o autosserviço, preparando e capacitando sucessores de supermercadistas e fornecedores.

 

Com informações da Redação Portal ABRAS