Os diretores da ASSURN participaram nesta terça-feira (22) da apresentação do estudo “Diagnóstico Tributário – Uma visão do ICMS do varejo alimentar no RN”, realizado pela Contauditoria Assessoria Empresarial. O evento aconteceu na sede da associação e reuniu a Diretoria Executiva, Regional e Conselhos da entidade.

Na ocasião, o contador André Adolfo, responsável pela pesquisa, apresentou dados relacionados à tributação na área de alimentos, os números do setor supermercadista no Rio Grande do Norte e um comparativo sobre o regime fiscal entre outros estados do país.

De acordo com o diagnóstico, existem cerca de 15 mil empresas no seguimento do comércio varejista de alimentos no estado. Ao todo, o setor emprega mais de 100 mil pessoas. Em relação ao faturamento, o estudo apontou que chega a cerca de 22 bilhões de reais anualmente e a arrecadação média de tributos totaliza 712 mil reais, o que representa 69,98% do total arrecadado com o comércio varejista em geral no Rio Grande do Norte.

O estudo serviu como base para analisar a atual situação que o setor enfrenta no pagamento de tributos ao estado e quais atitudes a Diretoria poderá tomar para tentar reduzir a carga tributária que pesa sobre os supermercadistas do Rio Grande do Norte.

 

Foto: Divulgação/ Freepik