O evento foi promovido no Tenda Restaurante e contou com palestra sobre Direito do Trabalho

 

 

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte promoveu na noite de segunda-feira (16) a primeira edição do “Jantando com a ASSURN”, no Tenda Restaurante, em Mossoró. O evento proporcionou o encontro de cerca de 40 empresários e gestores do setor supermercadista de todo o Rio Grande do Norte.

Para cumprir o objetivo de levar informação útil e de qualidade ao associado, assim como aconteceu com o “Almoçando com a ASSURN”, o jantar contou com a palestra “Aspectos Práticos do Direito do Trabalho para o setor de supermercados”, conduzida pelo advogado Felipe Mendonça, do escritório Mendonça & Crisanto.

Durante a palestra foram apresentados os pontos básicos do Direito do Trabalho e as principais mudanças após a aprovação da Reforma Trabalhista. Foram abordados assuntos relacionados à jornada de trabalho, fiscalização do Ministério Público do Trabalho, convenções coletivas, contratos de trabalho e, ainda, pertinência do trabalho intermitente para o setor supermercadista.

Para dar dinamicidade à palestra, o advogado apresentou exemplos práticos, ilustrou o evento com notícias de jornais e ainda abriu espaço para que os participantes do evento pudessem tirar dúvidas.

O método escolhido para condução do momento foi elogiado pelo público que aproveitou a presença do advogado para fazer perguntas ao especialista sobre acidente de trabalho, contribuição sindical e ainda sobre o trabalho aos domingos no regime de contrato intermitente.

O palestrante Felipe Mendonça, advogado com atuação exclusiva no Direito do Trabalho há mais de 10 anos, explicou que o tema passa por alterações constantes tornando a procura por profissionais especialistas cada vez mais necessária para que o empresário diminua a margem de erro. “A gente teve uma reforma em novembro de 2017. De lá pra cá tivemos outras alterações e agora tudo indica que até a primeira semana de dezembro teremos um novo texto. O que nós temos que entender, principalmente o RH, os gestores, é que nós temos diversas mudanças favoráveis a serem aplicadas em nossas empresas. E isso a agente tem que conhecer ponto a ponto”, afirma.

O advogado ainda falou sobre a possibilidade de contratar profissionais através da modalidade de trabalho intermitente. “Dentro de 30 dias a gente sabe que existe uma certa sazonalidade.  Geralmente no início do mês é o pico e no meio do mês dá uma baixa. Então, nessa situação, o que eu devo fazer? Vou contratar apenas aquele diarista? Qual tipo de contratação? Ou vou contratar um trabalhador de 44 horas, quando na verdade eu nem preciso disso? Eu preciso de uma pessoa que se encaixe nessa fase de 10 ou 12 dias. Então, o que fazer? Como aplicar a reforma ao meu favor?”, provocou o palestrante.

O presidente da ASSURN, Nelson Leiros, avaliou o evento como positivo e aproveitou a oportunidade para anunciar a intenção da associação de implementar um novo modelo de cursos a serem ofertados pela ASSURN e que deverão beneficiar sobretudo os associados do interior do estado. “Nós vamos realizar cursos através do modelo de ensino à distância (EAD) o que vai facilitar e muito já que não vai precisar mais do deslocamento de pessoal para outras cidades”, explicou.

A gestora de eventos da ASSURN, Cida Alves, agradeceu a presença dos associados e aproveitou para frisar a importância da participação dos colaboradores do interior do estado nos eventos promovidos pela associação. “A intenção da associação é promover eventos em várias regiões unindo o setor supermercadista cada vez mais. Para que isso aconteça, é necessária a participação do nosso corpo de associados. Inclusive, aproveito para lembrar do nosso grande evento, no Dia Nacional dos Supermercados. Esperamos uma participação grande de Mossoró em nossa programação.”, convidou.

O escritório Mendonça & Crisanto Advogados presta serviços nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e, atualmente, possui sede em Natal e em João Pessoa. A equipe tem experiência com o setor supermercadista com destaque para o histórico da prestação de serviço de consultoria para algumas redes de supermercados da Paraíba. Atualmente, prestam consultoria jurídica direta e indireta para supermercados paraibanos.