Representantes da ASSURN e da RedeMAIS se reuniram nesta terça-feira (27) com o Procon Natal para discutir assuntos de interesse do setor supermercadista. Pela associação, participaram do encontro o executivo Marinho Dantas, e o assessor jurídico, Marcello Rocha. Já pela RedeMAIS, estiveram presentes o diretor executivo, Eugênio Medeiros, e o assessor jurídico, Fernando Jales. A comitiva da ASSURN foi recebida pela diretora-geral do órgão, Aíla Cortez, acompanhada da diretora jurídica, Ana Valda Teixeira.

A reunião foi para apresentar ao órgão fiscalizador um panorama do que a associação tem feito para atender as exigências do Procon. A comitiva ressaltou o esforço que tem empreendido em ações contínuas, principalmente através de palestras e treinamentos, para capacitar colaboradores de supermercados associados sobre legislação e o código de defesa do consumidor.

Na oportunidade, foi destacado o grande número de SKU – Stock Keeping Unit comercializado e o baixo número de produtos que apresentam algum tipo de anomalia, seja referente ao período de validade ou ao estado físico das embalagens.

Outro assunto levantado no encontro foi o programa “De Olho na Validade” implantado pela ASSURN em parceria com o Procon Estadual, que está em vigor atualmente. A associação falou do interesse de também formular o convênio junto ao Procon Municipal. A diretora-geral se prontificou a analisar o documento da campanha e avaliar a adesão ao programa.

Por fim, os representantes da ASSURN pediram compreensão aos fiscalizadores e destacaram a importância da dosimetria adequada quanto à aplicação de sanções e multas a estabelecimentos que infringirem alguma determinação ou lei, tendo em vista que é um público que a lucratividade do varejo é da ordem de 1,8%. Aíla Cortez ponderou como positiva a aproximação com os empresários supermercadistas no sentido de buscar as soluções que facilitem a atuação do setor na cidade do Natal.