Mais de 110 alunos participaram da capacitação em todo o estado. A festa de formatura em Natal aconteceu nesta terça-feira (16); em Mossoró, a cerimônia está marcada para o dia 25 de abril

 

Gratidão: essa foi a palavra que Antônio Henrique Pereira escolheu para resumir o que sentiu durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Formação de Gerente de Loja da ASSURN, que aconteceu na noite desta terça-feira (16), no Sesc Rio Branco, em Natal.

“Eu me sinto muito feliz por participar desse grande momento. Se eu pudesse resumir a minha felicidade em uma palavra, seria gratidão. Eu sou muito grato por essa oportunidade que me foi dada, porque é muito bom perceber que investiram na gente”, declarou emocionado.

Este é o primeiro curso para Gerente de Loja realizado no Rio Grande do Norte. Primeira vez, também, que Antônio recebe um certificado de capacitação. O último que esteve em suas mãos foi o de conclusão do ensino médio.  “Sinto que estou tendo um crescimento profissional e pessoal”.

 

 

 

Para receber o certificado de conclusão do curso, Antônio e, pelo menos, outros 109 estudantes, em Natal e Mossoró, tiveram treinamentos teóricos e práticos entre maio de 2018 e março de 2019. Ao todo, foram 10 encontros, uma vez ao mês, totalizando mais de 60 horas/aula.

 

 

A capacitação foi realizada em parceria entre a ASSURN e a KM Partners, empresa especializada em educação corporativa. “A gente entrega esses certificados com a sensação de dever cumprido. Eu acredito muito que só a educação pode transformar as pessoas e as empresas. Desde o princípio, essa foi a nossa mentalidade. Plantamos boas sementes e os frutos certamente virão”, declarou Kelly Malheiros, sócia-diretora KM Partners.

 

 

A oradora da turma, Inez Karine Pacheco, também acredita no poder transformador da educação, e garante que todos os colaboradores que participaram do curso cresceram enquanto profissionais.

“Durante esses 10 meses, nós passamos por um processo de construção de conhecimento. Acredito que todos os participantes, sem exceção, conseguiram melhorar sua atuação dentro das lojas. Houve uma elevação na mentalidade dos gestores e deu pra perceber isso nas aulas. Conseguimos pensar fora da caixa, mexemos com o nosso emocional e crescemos muito. Foi incrível a entrega dos alunos. Os diretores que aderiram ao curso foram muito felizes em colocarem seus gestores nessa capacitação. Com certeza, todas as lojas ganharam com esse trabalho”, afirmou Inez Pacheco.

O Curso de Formação de Gerente de Loja teve como objetivo fornecer ferramentas a gerentes, gestores e encarregados que auxiliem nas atividades desenvolvidas no cotidiano dos supermercados. O projeto foi pensado ainda em 2018 quando as primeiras aulas foram ministradas.

O ex-presidente da ASSURN e atual delegado da Abras, Luiz Antônio de Moura, explica que a mola propulsora para idealização do projeto se deu quando ele e a direção da associação perceberam que existe uma carência no setor supermercadista relacionada à capacitação dos colaboradores que assumem o cargo de gerência das lojas.

“Notamos que existia uma lacuna nesse tipo de formação e pensamos no curso. A escola tradicional não ensina o que eles precisam saber. Normalmente, são pessoas que tem segundo grau ou ensino superior, mas nada que os leve a ter uma capacitação específica para gerência. Eu já percebo, na minha empresa, o crescimento dos 04 colaboradores que participaram do curso. Já estou pensando em mandar mais gente nas próximas turmas e espero que daqui em diante a ASSURN possa capacitar cada vez mais profissionais, porque com toda certeza já é um sucesso”, explicou Luiz Antônio.

 

 

O presidente da ASSURN, Nelson Leiros, parabenizou os formandos e destacou a importância da capacitação para elevar o nível de atendimento do setor. “Com a correria do mundo moderno é sempre bom se atualizar. O curso serve principalmente para padronizar a maneira de ser gerente e aumentar a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores. A grande maioria, como não existe curso pra isso, vai aprendendo tudo na prática. Então, acaba que, naturalmente, alguns são melhores no relacionamento, outros talvez na parte de compras… e você fazendo um curso, você padroniza o nível de atendimento para todas as lojas”.

O diretor técnico do Sebrae do RN, parceiro do evento, João Hélio Cavalcanti, esteve presente na festa de formatura e aproveitou a oportunidade para parabenizar a associação pela realização do curso. “É um dia que marca a trajetória da ASSURN e nós ficamos muito felizes pela parceria. O investimento na qualificação, no conhecimento, transforma a realidade dos negócios. Certamente, a competitividade desses colaboradores e dessas empresas vai passar a ser referência para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar dessa capacitação. É num momento como esse que nós vemos como é importante fomentar atividades focadas na educação. Com certeza, serve de exemplo para vários setores do estado e é motivo de orgulho para nós do Sebrae”.

 

 

A realização do primeiro Curso de Formação de Gerente de Loja da ASSURN só foi possível graças à parceria com a KM Partners, Sebrae, Senac e Fecomércio RN, onde as aulas foram ministradas, e ao apoio das empresas que contribuíram com os coffee breaks: Betânia Lácteos, Comercial de Laticínios de Natal (CLAN), M. Dias Branco, Café Santa Clara e Distribuidora Seridó.

Pelo menos 60 colaboradores participaram da festa de formatura em Natal. Além dos certificados, a cerimônia também contou com show musical e jantar especial para formandos e convidados.

Em Mossoró, a entrega dos certificados será no dia 25 de abril, no Hotel VillaOeste.

 

Para conferir mais fotos da formatura, acesse o álbum no facebook da ASSURN clicando aqui.