Cerca de 80 empresários e colaboradores do setor supermercadista estiveram presentes na palestra desta quarta-feira na sede do Sebrae

Dando continuidade ao calendário de eventos para 2019, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) promoveu na tarde desta quarta-feira (17) a palestra “Direito do Consumidor e Legislação Metrológica” com o advogado especialista no tema e ex-coordenador do Procon/RN, Jandir Olinto.

Cerca de 80 empresários, gerentes e encarregados de supermercados associados estiveram presentes no evento que aconteceu no auditório do Sebrae RN, em Natal.

A palestra teve como objetivo orientar os representantes do setor supermercadista sobre noções básicas do Código de Defesa do Consumidor referentes a produtos, serviços, garantias, ofertas e tipos de publicidade.

“Se o seu colaborador tiver conhecimento sobre o básico do Código de Defesa do Consumidor ele consegue resolver a maioria dos problemas. É bom treinar do ASG ao gerente. E é por isso que eu aproveito para parabenizar a ASSURN por promover esse momento”, defendeu o palestrante.

O evento também proporcionou aos associados o entendimento sobre os principais elementos cobrados pelos órgãos fiscalizadores. “Produtos tóxicos, por exemplo, os senhores têm que saber que precisam expor em uma altura acima do alcance das crianças. Eu costumo dizer ‘do umbigo pra cima’. Porque se o Procon chegar ele pode multar”, alertou.

O palestrante também destacou a importância e a necessidade de manter o consumidor bem informado: “Pequem por informar. Peso, preço, quantidade…informem tudo. Não recebe cheque? Não recebemos cheque. Máquina de cartão quebrou? Não estamos trabalhando com cartões de crédito. É direito total do consumidor ser informado”.

Para tratar sobre o tema “Legislação Metrológica” o público presente pode contar com a presença do advogado Norivaldo Souto Falcão. Com a proximidade da Páscoa, os participantes aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre a comercialização de produtos pré-medidos, como os ovos de Páscoa e os  pescados congelados.

Norivaldo acumula mais de 50 anos de experiência na área e tem passagens pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além de ter atuado no Procon/RN e no Procon Natal.

O presidente da ASSURN, Nelson Leiros, destacou a importância de levar informação de qualidade aos associados. “Esse evento de hoje foi apenas o primeiro, mas nós vamos repetir com todas as entidades que disciplinam o setor de supermercados, ou seja, Ipem, Covisa, Suvisa, Secretaria de Tributação, tudo que envolve a melhoria do setor supermercadista nós vamos agendar conversas para os nossos associados. A ideia da associação é essa: fazer com que todo mundo esteja bem informado e possa tocar bem o seu negócio.”

A palestra “Direito do Consumidor e Legislação Metrológica” faz parte da programação de eventos da ASSURN para 2019 e também será realizada para os filiados da entidade em Mossoró, no dia 25 de abril, no Hotel VillaOeste.