Cerca de 50 colaboradores de supermercados associados estiveram presentes no evento

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte(ASSURN) promoveu durante todo dia desta segunda-feira (22) o “I Encontro com RH”, no Villa Park Hotel, em Natal. O encontro foi marcado pela interatividade e troca de experiências. Foram ministradas quatro palestras com temas voltados para o setor de Gestão de Recursos Humanos. Estiveram presentes no evento colaboradores de supermercados associados de todo o estado.

Abrindo a programação do dia, a consultora organizacional, Kelly Malheiros, sócia-diretora da KM Partners, apresentou o tema “Os 5 elementos que podem sabotar a cultura de uma empresa: Liderança Tóxica, Contracultura, Custos invisíveis,  Zumbis Corporativos e Jogos de Poder”. Na palestra, a consultora abordou comportamentos e problemas comuns nas empresas, a importância de identificá-los e a necessidade de resolvê-los.

Em seguida, o advogado e economista, Claudio Gabriel de Macedo compartilhou com o público presente a experiência que possui como servidor público federal lotado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Norte (SRTE-RN). Claudio Gabriel de Macedo exerce a função de mediador nas negociações coletivas e individuais de trabalho desde 1996 e tem papel decisivo na pacificação dos conflitos que envolvem as relações trabalhistas no Estado do Rio Grande do Norte.

Durante a tarde, a assistente social, Verônica Dantas, diretora executiva da Capex, empresa especializada em treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, apresentou aos associados uma nova perspectiva sobre o sentido do termo “conflito”. Para Verônica, a forma como os gestores administram os atritos nas empresas pode fazer com que o enfrentamento seja mais construtivo do que negativo.

“A gente sabe que onde tem pessoas tem conflito. Pode ser nas empresas, em escolas ou na própria família. Mas o interessante disso tudo é que se entenda que, aplicando as técnicas corretas, fazendo a gestão do conflito, podemos transformar isso tudo em poder de mudança. Com olhar diferenciado e as técnicas certas podemos falar em felicidade, em levar os envolvidos a se sentirem felizes em seus locais de trabalho”, explicou.

Encerrando a programação do I Encontro com RH da ASSURN, o terapeuta holístico, André Nascimento, falou dos benefícios da respiração diafragmática para tratar o estresse, principalmente no ambiente de trabalho.

“O estresse está tirando as pessoas de dentro do campo profissional para procurar psicólogos, psiquiatras. A partir do momento em que você começa a usar uma técnica tão simples, você reaprende a respirar e consegue o seu equilíbrio. E esse equilíbrio é justamente pra fazer você conseguir mais energia, conseguir uni-lo até mesmo na interação com as pessoas porque você se torna uma pessoa mais calma. Assim como a alegria, o estresse também é contagiante. Então tudo isso corrobora para que você não tenha essa produtividade. Nem você, nem a empresa”, ressaltou.

Esta é a primeira vez que a ASSURN realiza o “Encontro com RH”. O evento faz parte do calendário de ações desenvolvidas pela associação ao longo de 2019 visando capacitar e integrar os associados.