ASSURN estreia série de lives “Líderes que Inspiram”

Vinicius Gama, do Favorito Supermercados, foi o primeiro convidado do quadro

Por Redação em 4/28/2021, 10:00:00 PM

Um bate-papo descontraído com um pouco mais de 1 hora de duração. Foi assim que a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) deu início a série de lives no instagram “Líderes que Inspiram”, na noite desta terça-feira (27). O primeiro convidado do quadro foi o sócio e diretor comercial da rede Favorito Supermercados, Vinicius Gama.

Vinicius, que também é diretor da ASSURN, começou a conversa explicando que a história dele no setor supermercadista começou antes mesmo de nascer. “Quando minha mãe tava grávida, ela trabalhava no caixa. E quando a barriga dela foi crescendo ela me usava, antes de eu nascer, para fechar a gaveta do caixa. Ela empurrava a gaveta com a barriga. Desde essa época comecei a minha trajetória dentro da empresa”, brincou.

O diretor comercial contou como foi o início da carreira. “Eu passei praticamente por quase todas as funções. Recebia reclamação igual a qualquer outro colaborador, mas foi extremamente importante pra hoje eu conseguir entender como de fato é a operação, qual as dores que o colaborador sente no dia a dia, o cliente que é mais reclamão, mais exigente”, falou.

Ao longo dos anos, Vinicius foi conquistando cargos de maior responsabilidade dentro do negócio da família. Mas ocupar uma função importante em uma empresa familiar também é um desafio, principalmente por ter que lidar com a desconfiança dos outros. “Quando eu entrei na diretoria, eu ouvia muito que eu estava naquela posição pelo fato de ser da família. É óbvio e eu reconheço que eu sou um privilegiado, que foi acelerado o processo para que eu fosse diretor aos 24 anos, mas é impossível permanecer numa posição dessas se não tiver competência. E por ser da família, a gente tem que se doar muito mais, a gente não pode se iludir que vai ocupar o cargo e achar que a vida tá ganha. Você vai conseguir por alguns anos, mas em seguida você vai afundar a empresa”, enfatizou.

O convidado falou ainda sobre o modelo de trabalho e estilo de liderança implantado na empresa. “Somos uma empresa humanizada, que valoriza o ser humano, independente da posição que ela ocupa ou do cargo em que ela está. A gente também valoriza pessoas que entregam resultados, porque tem pessoas ali que não entregam e estão atrapalhando a operação. Elas vão comprometer outras 800 que estão ali que precisam do Favorito, que precisam que a empresa cresça pra também crescer junto, crescer em carreira”, explicou.

Os cargos de gestores e chefes de setor também seguem uma linha de trabalho específica. “Outro ponto da nossa liderança é que a gente valoriza profissionais autorresponsáveis. A gente dá autonomia, mas a gente precisa dessa responsabilidade de volta. Cada pessoa é responsável por um projeto lá dentro, então precisa de fato entregar o resultado. A gente valoriza também contratar e desenvolver gente boa. O ideal é sempre desenvolver, mas no início você precisa contratar pessoas que tenha influência, experiência. Mas aí você diz: ‘minha empresa é pequena’. Tenta fazer um esforço e contratar uma pessoa muito boa, porque eleva muito o nível da operação, da liderança”, esclareceu.

Já no fim da live, Vinicius definiu o significado do termo líder sob a sua ótica. “Na relação com a nossa equipe tem um respeito muito grande. É se preocupar com o colaborador, conseguir enxergar as pessoas. É ser esse líder servidor, que não se coloca numa posição de cima para baixo, mas em uma posição de lado a lado. Tá todo mundo no mesmo barco. A gente tá indo pro mesmo lugar. Se der ruim, afunda todo mundo. Se der bom, todo mundo vai ser premiado”, declarou.

O quadro “Líderes que Inspiram” foi desenvolvido pela ASSURN para promover uma troca de experiências e apresentar exemplos de sucesso de personalidades ligadas ao varejo alimentar, com destaque para profissionais do setor supermercadista. Uma forma de fornecer qualificação e conhecimento para quem trabalha no segmento durante a pandemia.

Desde o início da crise sanitária, a associação adaptou a programação da entidade para as plataformas digitais como medida de prevenção e combate a disseminação da covid-19. Com isso, todos os treinamentos, capacitações e cursos estão sendo realizados de forma virtual.

A íntegra da live “Líderes que Inspiram” pode ser assistida no IGTV da ASSURN, no instagram ou no canal do youtube da associação.  

Youtube: Live Líderes que Inspiram

Instagram: Live Líderes que Inspiram