Cerca de 180 empresários e colaboradores do setor supermercadista estiveram presentes na palestra do empresário cearense, Honório Pinheiro 

 

 

Abrindo o calendário de eventos programados para 2019 a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) promoveu na tarde desta terça-feira (12), no Hotel Holiday Inn Natal, a palestra “Como transformar o supermercado em um ótimo lugar para trabalhar”.

Para conduzir o momento, a associação trouxe à capital potiguar o empresário Honório Pinheiro, diretor presidente da rede de lojas cearense Pinheiro Supermercado e ex-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

Há 28 anos no comando da rede supermercadista, o empresário optou por iniciar o evento descendo do palco do auditório, ficando mais próximo aos associados e colaboradores presentes.  “É assim que tem que ser. Este sou eu aqui com vocês, lá com os funcionários e em tudo que faço”.

 

 

A valorização do bom relacionamento com os colaboradores conduziu toda a palestra. “Eu trouxe uma pesquisa que mostra as prioridades do varejo para 2019. Primeiro vem aumentar as vendas, depois reduzir despesas, comprar melhor, reduzir perdas, e por último, capacitar a equipe. Eu inverto isso tudo. Primeiro me preocupo em capacitar e melhorar o treinamento da minha equipe. E é assim que consigo o resto. Sem uma equipe preparada e satisfeita a gente não consegue nada disso”, defende Pinheiro.

Para o empresário, um dos segredos da prosperidade está na valorização do recurso humano da empresa. “Toda organização usa recursos materiais, naturais e humanos. Não dá pra esquecer qual é o mais importante”. E completou: “Precisamos trabalhar com cinco pontos: respeito, imparcialidade, credibilidade, orgulho e camaradagem. Se você não tiver esse último, se o colaborador não se sentir dentro do supermercado, muito dificilmente as coisas vão dar certo. É a valorização acima de tudo do recurso humano da empresa”.

O empresário cearense falou da importância de se oferecer treinamentos e capacitações frequentes aos colaboradores, sempre com foco na área de atuação de cada funcionário. Os benefícios de ser investir na atualização constante dos profissionais não se restringiu ao discurso de Pinheiro e pôde ser comprovado em números durante a palestra. “Nosso turnover e nosso absenteísmo são abaixo da média de supermercado. Nós temos um clima organizacional que nos dá 90% de índice de satisfação dos funcionários”.

Durante o evento, Honório Pinheiro também destacou a importância de se investir em tecnologia e inovação. O empresário explica que, além de ser, a longo prazo, mais econômico, investir em novas tecnologias também faz parte da atual configuração da sociedade. “Uma pesquisa mostrou que 27% a 30% da população do planeta mudou o hábito de consumo. Como a gente vai continuar fazendo a nossa empresa com as mesmas matrizes de antes? Tem que inovar. Inovar com bom atendimento e com novas tecnologias”.

A rede Pinheiro Supermercado conta com mais de 1600 colaboradores distribuídos em 11 lojas de supermercado em 06 municípios cearenses: Fortaleza, Sobral, Limoeiro do Norte, Quixadá, Itapipoca e Aracati. “Pude dar ao Estado uma empresa que gera empregos e paga impostos. Isso tudo foi feito com gente, com pessoas.”, concluiu.

Para o presidente da ASSURN, Nelson Leiros, a palestra do empresário cearense mostrou aos associados que mesmo com as particularidades dos mercados regionais existem procedimentos e medidas que podem ser adotadas em qualquer região do país quando se trata do setor supermercadista, como por exemplo, a preocupação com o treinamento do quadro pessoal da empresa: “A capacitação de pessoal não é só importante. É essencial. Se não existir, não dá para se manter. A concorrência hoje é muito acirrada. Todo mundo quer oferecer o melhor e se não estiver capacitado para isso não vai conseguir oferecer nem oferecer o serviço nem ter competitividade”.

Este é o primeiro evento promovido pela ASSURN em 2019. Ao longo do ano a associação ainda irá promover outras palestras, além de eventos paralelos como workshops, Formação de turma de Gerente, Café com RH, Jantando com a ASSURN e o Fórum dos Supermercadistas.

A palestra com Honório Pinheiro contou com participação de cerca de 180 empresários, diretores, gerentes e encarregados de setor. Os pacotes de fralda geriátrica arrecadados durante o evento serão doados para instituições beneficentes.

 

Por: Vanessa Camilo